Vacina contra gripe: mitos e verdades

postado em: Notícias | 0

 

Quem toma a vacina ficará gripado logo após?

Não. Trata-se  de uma vacina inativada (morta), incapaz de gerar doença. O sintoma mais associado após a vacina e vermelhidão no local da aplicação e febre, que ocorrem se seis a 24 horas após.

 

Há efeitos colaterais?

Os efeitos locais ocorrem até 48 horas após a injeção em 10% a 64% das pessoas, e incluem dor e vermelhidão. As reações sistêmicas, como febre e dores musculares, são observadas com mais frequência em crianças e são bem menos comuns – começam entre as primeiras seis e 12 horas, com duração máxima de dois dias.

 

 Há riscos para os bebês de grávidas que são vacinadas?

A gestação é um excelente momento para vacinar. O bebê ficará protegido por passagem de anticorpos via placenta até que possa receber a vacina. As grávidas têm maior risco de desenvolver formas graves da doença, com altas taxas de mortalidade.

 

Por que as mulheres grávidas têm maior risco de desenvolver formas graves da doença?

No período de gestação, as mulheres ficam mais suscetíveis a infecções, como gripes e resfriados.

 

Por que a vacinação contra a Gripe A  é direcionada somente aos idosos e crianças entre seis meses e dois anos de idade?

Porque se trata do grupo que detém a maior possibilidade de forma grave de influenza, assim como gestantes e portadores de doença crônica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =