Pequenas empresas abriram mais de 1 milhão de vagas até novembro

postado em: Notícias | 0

As micro e pequenas empresas foram responsáveis por 88,3% do total de empregos gerados no país

As micro e pequenas empresas – com faturamento de R$ 3,6 milhões ao ano – criaram mais de 1 milhão de postos de trabalho entre janeiro e novembro de 2013. Com esse resultado, elas foram responsáveis por 88,3% do total de empregos formais gerados no País nesse período, contra 81,5% em 2012.

O levantamento foi feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em novembro, os pequenos negócios foram responsáveis pela geração de 91,5 mil vagas, o que equivale a um crescimento de 7% se comparado com o mesmo mês de 2012.

Na mesma comparação, as médias e grandes empresas e a administração pública cortaram quase 47,5 mil vagas, segundo a pesquisa.

A proximidade com o mês das festas de fim de ano fez com que o comércio liderasse as contratações em novembro. O setor apresentou um saldo líquido de 83 mil postos de trabalho, mais que o dobro do saldo de empregos do setor de serviços, que foi de 37,9 mil.

"As férias de final de ano também movimentam muito esse setor. Mais da metade dos empregos gerados foram em hotéis, pousadas e pensões e em restaurantes, bares e lanchonetes", acrescenta Barretto.

A região Sudeste teve o maior número de contratações, com 33,7 mil vagas criadas, seguida pela Sul, com 22,5 mil. O Rio de Janeiro foi o estado que mais abriu vagas em novembro. Os pequenos negócios do Estado fluminense tiveram um saldo líquido de contratação superior a 18 mil novos empregos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =