Exportação de carne de frango pode crescer até 4% em 2015

postado em: Notícias | 0

O Brasil deverá encerrar 2015 com aumento de 3% a 4% no volume de carne de frango exportada. A estimativa é do presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, que afirmou à ANBA que a demanda pelo produto brasileiro está crescendo porque mais de 30 países produtores estão enfrentando focos de gripe aviária, o que não ocorre aqui.

“Sabíamos que haveria o momento de aproveitarmos o investimento e o cuidado que tivemos ao priorizar a produção de excelência. O aumento da procura demorou um pouco porque em um primeiro momento, alguns países consumidores (que tiveram que buscar outros fornecedores) não optaram pela carne de frango. Mas agora estão indo em busca de locais onde há excelência na produção, como temos aqui”, afirmou Turra.

Segundo o presidente da ABPA, a China, a Rússia e até o México, que tem acordo comercial com os Estados Unidos, estão aumentando suas compras de carne de frango brasileira. Além destes, ele citou o relacionamento com os países árabes e islâmicos. “Sabem que temos zelo, cuidado, que damos treinamento [para que suas demandas sejam atendidas]”, disse.

De acordo com dados divulgados pela ABPA na semana passada, em junho o setor embarcou um volume recorde de carne de frango: 395,7 mil toneladas, ou 30% a mais do que no mesmo período de 2014. As vendas do mês passado ajudaram a reverter o desempenho negativo que o setor acumulou até maio. No primeiro semestre foram exportadas 1,99 milhão de toneladas, ou 2% a mais do que no mesmo período do ano passado.

“Até quando nós estávamos registrando desempenho negativo eu dizia que iríamos crescer de 3% a 4% em 2015 e acredito que manteremos esse crescimento. Vejo um segundo semestre de cenário muito bom”, afirmou. Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, Rússia e China foram os países que impulsionaram as exportações do setor em junho.

Fonte:  ANBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =