PIB do Brasil contrai-se 0,5% no 3º trimestre

postado em: Notícias | 0

PIB do Brasil contrai-se 0,5% no 3º trimestre

Terça-feira, 03 de Dezembro de 2013, 09:26:38Economia

A economia brasileira encolheu 0,5% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com os três meses antecedentes. A agropecuária registrou recuo de 3,5% enquanto a indústria e os serviços ficaram perto da estabilidade, com avanço de apenas 0,1%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Do lado da demanda, a formação bruta de capital fixo, um indicativo de investimentos, cedeu 2,2% entre julho e setembro, perante o segundo trimestre. O consumo das famílias subiu 1%. A despesa de consumo da administração pública teve alta de 1,2%.

O IBGE apontou ainda que as exportações declinaram 1,4% e as importações verificaram baixa de 0,1%.

Em relação ao período de julho a setembro de 2012, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou expansão de 2,2%. A agropecuária cedeu 1%, mas a indústria registrou ampliação de 1,9% e os serviços avançaram 2,2%.

Ainda no comparativo com o terceiro trimestre do ano passado, a formação bruta de capital fixo subiu 7,3%, influenciada pela expansão da produção interna de bens de capital, como destacou o IBGE em nota. Foi o terceiro resultado positivo sucessivo.

Ontem, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tinha dito que a economia brasileira havia crescido 2,5% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior. A despesa de consumo das famílias avançou 2,3%.

Fonte:  Valor Econômico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 7 =