Brasil ganha destaque no mercado de games

postado em: Notícias | 0

Quarto maior consumidor do mundo de jogos eletrônicos, o país atrai interesse de grandes empresas, que tiveram queda nas vendas da Europa

O Brasil ganhou importância no mercado mundial de games ao se tornar o quarto maior consumidor do mundo. Mais empresas têm montado fábricas no país e criado jogos focados no público brasileiro. Somente em 2013, o faturamento do segmento subiu 28,7% comparado com o ano anterior, segundo a consultoria de pesquisa de mercado GFK. Para o Gerente da GFK, Oliver Römerscheidt, a expansão foi impulsionada pelas vendas de consoles Xbox 360 e Playstation 3 e seus respectivos jogos. "Se voltarmos para 2011, vendíamos basicamente só o Playstation 2 e jogos piratas. Hoje, a venda de produtos originais é muito maior", afirmou.

Para Römerscheidt, os jogos ainda são bem mais caros que nos Estados Unidos, mas que o preço caiu consideravelmente nos últimos anos. "Infelizmente, aqui tudo é mais caro que nos EUA, mas hoje o preço de consoles já é próximo do aplicado na Europa", disse.

Sony e Microsoft 

Mesmo com a chegada da nova geração de consoles no fim do ano passado, Römerscheidt prevê que o Brasil ainda vai consumir muito o Xbox 360 e o Playstation 3. "O país ainda tem um consumo um pouco atrasado, muitos brasileiros compraram a geração antiga recentemente". Para Römerscheidt, a importância do país no mercado de games ficou evidente quando a Sony e a Microsoft decidiram construir fábricas no Brasil para produzir os consoles no país. Junto com o fim dos impostos de importação, veio a redução no preço. "O que ajudou muito o mercado foi o lançamento da produção nacional do Xbox 360 dois anos atrás. Depois tivemos o PS3 local também, tornando o console acessível para mais pessoas", comentou.

Satisfeita com os resultados de 2013, a Microsoft aposta que 2014 será mais um bom ano, devido ao seu novo console, o Xbox One, lançado em novembro de 2013. O objetivo da empresa, segundo o gerente de produtos da Xbox One no Brasil, Danilo Parise, é que o console se torne uma central de entretenimento em casa. "O One trouxe muitas oportunidades. Reunirá o público que gosta de games, mas também de filmes e outras opções de entretenimento", disse.

Segundo Parise, as empresas estão crescendo cada vez mais e o mercado brasileiro já movimenta US$ 4 bilhões por ano. "Nos últimos quatro anos, o mercado de games cresceu quatro vezes mais", afirmou. O principal motivo para esse crescimento segundo Parise foi a redução dos preços. "Se olhar o mercado anos atrás, o preço era proibitivo. Agora, muitos produtores já fazem jogos no Brasil, possibilitando a redução de preço", disse. Ele destaca a adoção do idioma português nos principais jogos. "Os produtores passaram a produzir mais conteúdos focado no brasileiro e isso atrai mais consumidores", disse o executivo da Microsoft.

Classe C

Segundo o gerente geral de Xbox no Brasil, Willen Puccinelli, o aumento de renda das pessoas e a nova classe C também foram fundamentais para esse crescimento. "Muitas pessoas tinham interesse em consumir e hoje já são mais de 35 milhões de usuários no Brasil", afirmou. Segundo Piccinelli, o país já é o quarto maior mercado em consumo no mundo, mas que ainda vê margem para crescimento. "Agora tem a nova geração de consoles e ainda tem muitas pessoas interessadas em comprar e que ainda não tiveram condições disso", disse.

Segundo o diretor de marketing da área de games da produtora Warner Bros, Cleyton Oliveira, o mercado de games no Brasil está em destaque em comparação com outros países do mundo. "As vendas de consoles cresceram em torno de 30%, enquanto em outros países caíram. Está um período muito positivo no país", afirmou. Para Oliveira, o crescimento também foi causado por jogos de sucesso lançados no ultimo ano. "O GTA 5 é um sucesso de vendas, além do Fifa que cresce cada vez mais", afirmou.

Oliveira estima que esse crescimento deve se manter nos próximos anos, pois os games ainda são um objeto de desejo de muitas pessoas. "O preço maior que em outros países ainda restringe um pouco, mas futuramente mais pessoas poderão consumir".

Para esse ano, a Warner, em parceria com a Eletronic Arts, aposta em novos games para ampliar vendas. Nos próximos meses, as empresas pretendem lançar novos destaques como Titanfall, que chega em março, o UFC em maio e o The Sims 4, a ser lançado até o fim do ano. Mas um dos games que traz grande expectativa é o Fifa World Cup. Com narrações em português, o jogo oficial da Copa do Mundo no Brasil 2014 é o único licenciado pela Fifa. O jogo será lançado em 24 de abril e contará com 203 seleções e todos os 12 estádios da competição. O game mostrará banners, bandeiras e outras características dos torcedores e das cidades-sedes da Copa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − treze =