Google começa a fazer carros autônomos

postado em: Notícias | 0

Nada de volante, nem de acelerador ou freio. A gigante americana da Internet Google começou a construir seus próprios veículos elétricos sem motorista, dos quais pretende fabricar uma centena de protótipos.

O Google trabalhava até agora equipando automóveis de fabricantes japoneses para dar-lhes autonomia, mas esta é a primeira vez que a empresa californiana anuncia a construção de seus próprios carros.

"Foi muito estimulante começar de um papel em branco e perguntar: O que deveria ser diferente para este tipo de veículo?", lembrou o diretor do projeto Google Car, Chris Urmson."Se tudo sair bem, poderíamos lançar um pequeno programa piloto aqui na Califórnia nos próximos dois anos", informou o grupo em seu blog, ao mesmo tempo em que a empresa apresentava um protótipo na noite de terça-feira. O design deste pequeno Google Car elétrico é uma espécie de híbrido entre um Fiat 500 e um Smart.

Com vidros amplos, este carro de dois lugares não terá "volante, pedal de acelerador, nem pedal de freio, porque não precisa deles. Nossos software e nossos sensores fazem todo o trabalho", garantiu o Google, que pretende fazer testes nos próximos meses com motoristas munidos de um controle manual.

O Google quis fabricar um carro "bonito", que visto de frente parece sorrir com dois faróis que parecem dois grandes olhos. O veículo é coroado com uma pequena torre no teto, equipada com múltiplos sensores e laser que lhe permitem captar o que os cerca e, assim, "dirigir-se" sozinho. Uma câmera instalada no capô controla também o que acontece à frente.

Mas o desenho do protótipo do Google Car também foi pensado para os pedestres. Ao invés de um para-choques, tem uma grade suave e o para-brisa pode ser deformado em caso de colisão, reduzindo o risco de lesões. A velocidade máxima dos protótipos não passará dos 40 km/h.

"A razão pela qual estou tão entusiasmado em relação a estes protótipos e ao nosso projeto de veículo autônomo em geral é que temos a possibilidade de mudar o mundo que nos cerca", disse Sergey Brin, um dos fundadores do Google.

Em meados deste mês a empresa californiana, que desenvolve este projeto há cinco anos, apresentou um Lexus sem motorista.

O Google afirmou ter superado alguns obstáculos encontrados na condução dentro da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − um =