Os números que mostram o poder do agronegócio brasileiro

postado em: Notícias | 0
 

 

Um trilhão de reais e 41% das exportações brasileiras. Veja os números do Ministério da Agricultura que mostram o tamanho do agronegócio hoje – e as previsões para o setor.

Setor mais competitivo da economia nacional, o agronegócio representa hoje 20% do PIB. Sem ele, a balança comercial brasileira sofreria um baque: 41% das exportações vêm do campo, cuja expansão dependerá fortemente da produtividade nos próximos anos.

Veja abaixo os grandes números apresentados pelo coordenador geral de planejamento estratégico do Ministério da Agricultura, Jose Garcia Gasques, no primeiro EXAME Fórum Centro-Oeste, que acontece nesta terça-feira em Goiânia.

Ao final, dados da empresa Kepler Webler – de armazenamento de grãos – mostram o outro lado com a faceta que segue atrasada no setor.

1) Vai bem

– O PIB da agricultura é de 1 trilhão de reais, o que representa cerca de 20% da economia brasileira.
– O setor representa 41% das exportações brasileiras hoje.
– Entre 25 e 30 milhões de pessoas trabalham com o agronegócio – cerca de 30% do pessoal ocupado do país – direta e indiretamente.
– A produção de grãos deve chegar este ano a 191 milhões de toneladas. Na próxima década, deve alcançar 248 milhões.
– Para isso, a área cultivável deverá aumentar 17%, mas é a produtividade que deverá ser a grande responsável pelo aumento.
– 90% do crescimento da produção se devem à produtividade; apenas 10% a outros fatores.
– A tendência em longo prazo é a produtividade crescer menos, algo em torno de 1,6% ao ano, enquanto hoje está em 4,04% – contra 2,26 nos EUA.
– Os três estados que se destacam no crescimento da produtividade anual hoje são Minas Gerais (6,5%), Bahia (5,7%) e Goiás (5,5%).
– Brasil usa 40 milhões de hectares para plantar produtos transgênicos. Só perde no mundo para os EUA, onde a área chega a 70 milhões de hectares.
– A produção de cinco estados da região do delta dos Estados Unidos não chega a 700 mil km quadrados de áreas cultiváveis. Só o Mato Grosso é maior do que isso.
– Milho (63%) e algodão pluma (55%) serão as duas culturas que mais aumentarão a exportação entre 2013 e 2023, prevê o ministério.
– Produção de grãos deve aumentar 58 milhões de toneladas nos próximos 10 anos, uma expansão de 30%.

2) Os problemas 
– Apenas 15% das fazendas possuem sistema próprio de armazenagem de grãos, segundo a Kepler Weber.
– O percentual de perda no mercado de grãos na pré e pós-colheita é de 10%, considerado alto em relação à média mundial.
– Produção de soja vem crescendo 6% ao ano, enquanto a capacidade de armazenagem aumenta apenas 4%. Já a área de plantio, 2,8%. Isso indica crescimento da produtividade, mas aumento do déficit de áreas para estocar a cada ano.
– Os gargalos de logística e infraestrutura formam uma lista enorme. A saída de uma tonelada de soja do Mato Grosso para a China custa 185 dólares. Da Argentina, 102 dólares. Dos EUA, 71 dólares.

Fonte:  Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =