Grêmio e Santos abrem, nesta quinta-feira, o duelo de oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo das 20h, na Arena, em Porto Alegre, é embalado pelo retorno de Robinho nos visitantes e pela especialidade de Felipão em competições de mata-mata para os locais. Com campanhas irregulares no Brasileirão, santistas e gremistas podem acabar tornando a Copa prioridade na temporada.
O time gaúcho é 7º colocado no Brasileirão. Após trocar Enderson Moreira por Luiz Felipe Scolari foram duas derrotas e duas vitórias. E não é só a distância do líder do Brasileirão que pode transformar a Copa do Brasil em prioridade no Grêmio. Mas a preferência de Felipão.
O treinador é tetracampeão do torneio. Por onde passa carrega o rótulo de 'especialista' em competições de mata-mata. Por isso, é capaz de motivar o elenco inteiro apenas pelo histórico.
"O Felipão tem muito mais experiência que nós. Ele passa como temos que jogar este tipo de competição. Tomar gol em casa é suicídio", disse Barcos, campeão junto com Felipão pelo Palmeiras em 2012.
Dentro de campo, o Grêmio não poderá contar com Felipe Bastos, que já jogou na Copa do Brasil pelo Vasco e conforme o regulamento da competição não pode atuar por outra equipe. Na vaga, Walace e Matheus Biteco disputam chance. Riveros, lesionado, também não atua e Giuliano segue titular.
E se o Grêmio deposita na experiência de campeão de Felipão suas esperanças, o Santos o faz com Robinho. Ele será a principal novidade no time após ficar fora do clássico contra o São Paulo no último domingo por causa de um estiramento muscular. Totalmente recuperado, o camisa 7 treinou entre os titulares na vaga de Leandro Damião.
O centroavante, que foi titular nos últimos cinco jogos do Santos e quebrou um jejum de dez partidas sem marcar um gol na semana passada, voltou a jogar mal no último final de semana e ficará como opção no banco de reservas.
"Eles (Grêmio) jogando em casa vão imprimir o ritmo de jogo, faz tempo que não ganhamos lá, mas tabu foi feito para ser quebrado. É um time rápido, que marca duro, futebol gaúcho tem chegada, não podemos abrir mão de jogar com a bola, nosso time é qualificado", afirmou Robinho.
A partida entre Grêmio e Santos marcará o reencontro de Robinho com Felipão, que preteriu o atacante na convocação para a Copa do Mundo deste ano, quando comandava a seleção brasileira. "Não conversei com o Felipão, é um grande treinador, tenho um respeito grande", disse.
O Grêmio também não traz boas lembranças da última vez que teve o atacante pela frente. Em 2010, Robinho marcou tanto no Olímpico quanto na Vila Belmiro e comandou o Santos na semifinal que tirou o Grêmio da Copa do Brasil.
GRÊMIO X SANTOS
Data: 28/08/2014 (quinta-feira)
Horário: 20h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Kleber Lúcio Gil e Carlos Berkenbrock (ambos catarinenses)
Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace (Matheus Biteco), Ramiro e Giuliano; Luan, Dudu e Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Santos
Aranha; Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Robinho e Gabriel Barbosa.
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Deixe uma resposta