Novo sistema online de exportações é aprovado pela Liga Árabe

postado em: Notícias | 0

A Liga dos Estados Árabes aprovou um projeto da Câmara de Comércio Árabe Brasileira de um sistema online de certificação de origem e legalização de documentos de exportação, informou o diretor-geral da Câmara, Michel Alaby, após reunião com o secretário-geral adjunto para Assuntos Econômicos da Liga, Mohammed Al-Tuwaijri, nesta quinta-feira (28), no Cairo. A notícia foi comunicada pela Agência de Notícias Brasil-Arabe.

Alaby disse que "o objetivo é reduzir a burocracia, o tempo e os custos para os exportadores [brasileiros], importadores [árabes] e consumidores finais”.

A Liga é a instituição multilateral que credencia a Câmara Árabe como a única entidade no Brasil autorizada a certificar as exportações às nações árabes. Por essa razão, foi importante a aprovação desse projeto.

Ele adicionou que a proposta conta com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), e da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), que lida com certificação halal, ou seja, a garantia de que as mercadorias exportadas são produzidas de acordo com as tradições islâmicas.

De acordo com o diretor-geral, o sistema irá envolver a certificação de origem e de documentos feita pela Câmara Árabe e a legalização realizada nas representações diplomáticas de países árabes no Brasil.

A expectativa é implantar o procedimento eletrônico até março de 2015.

Fonte:  CarneTec

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + onze =