Abitrigo participa da elaboração da normatização do pão francês

postado em: Notícias | 0

Responsável por 46% dos pães artesanais fabricados no Brasil e por 25% do lucro bruto das padarias, o chamado pão francês acaba de ganhar um aliado para o aprimoramento da qualidade da produção. Trata-se da elaboração e aprovação da norma "ABNT NBR 16170 – Panificação – Tipo Pão Francês – Diretrizes Para Avaliação de Qualidade e Classificação", que contou com a participação da Abitrigo, ao lado de entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), Sebrae, Ital e empresas privadas.

De acordo com Milena Beguito Pires, Gerente do Processo de Normatização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), destaca a importância da iniciativa para promover o aumento de qualidade do produto, contribuindo, assim, para incrementar seu consumo.

A aplicação da norma é facultativa, porém as entidades envolvidas no processo estão firmemente empenhadas na sua divulgação, realizando ações conjuntas junto a empresários da panificação, como forma de estimular a difusão de conhecimentos e tecnologias que resultem num produto superior.

E, a despeito de constituir uma novidade, o projeto já vem apresentando bons resultados. A aplicação da norma "ABNT NBR 16170" foi testada em Aracaju (SE), por meio da "Campanha de Melhoria da Qualidade do Pão Francês", conduzida pela Sebrae, em conjunto com o moinho Motrisa e a Universidade Tiradentes, para o qual foram convidados 33 empresas da região.

A campanha apontou uma evolução média de 17% em todos os critérios avaliados, sendo que os três primeiros colocados na análise apresentaram uma evolução média de 33%.

 



 


Assessoria de Imprensa

12-06-2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =