I Seminário da Serra Gaúcha sobre Assédio Moral no Trabalho

postado em: Notícias | 0

Realizou-se, na cidade de Caxias do Sul, nos dias 28 e 29 de Novembro de 2013, o I Seminário da Serra Gaúcha sobre Assédio Moral no Trabalho. A abertura foi realizada na noite do dia 28, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de  Caxias do Sul e contou com a presença de ilustres convidados, das mais diversas categorias e poder público.

 As atividades se seguiram no dia 29, no bloco J, da Universidade de Caxias do Sul, a partir das 7:30 hs, com credenciamento e entrega dos materiais. Já a partir das 8:00 hs, tiveram inicio as mesas, que estenderam-se até o final do dia, quando houve o encerramento e foram assim distribuidas:

1º  Mesa: Assédio Moral: conceito, práticas e consequências, expositora, Margarida Barreto.

2º Mesa: Assédio e a saúde do trabalhador, expositor Alvaro Merlo.

              Sofrimento psíquico no trabalho, patologia e atenção a saúde, expositora, Neice muller Xavier Faria.

3º Mesa: Assédio Moral em Juízo, expositor, José Felipe Ledur.

4 Mesa: Assédio Moral no trabalho:como proceder? expositores, Assis Melo, Edilaine Geni Andreolla e Geovana Zamperetti Nicolette.

 O Seminário, teve a participação de mais de 400 pessoas, de varias cidades da região, as quais participaram dos debates de cada tema, através de perguntas formuladas e encaminhadas a mesa e posteriormente respondidas e debatidas, junto aos expositores. Saliente-se aqui a organização e magnitude do evento, bem como a a participação e empenho de todos os envolvidos, coroando assim, com exito o seminário. Destaca-se, também a importância do mesmo, pois, além de abordar tema tão polêmico e ainda tratado de forma equivocada, em certos casos, traçou-se diretrizes, que nortearão, as ações, fiscalizações e denúncias, bem como deverá influenciar a visão e maneira de encarar o assunto, de todos os participantes e os que destes se acercarem.

Por fim cabe ressaltar e analtecer, as pessoas do Sr Ricardo Garcia e Vanius Corte(representantes do Poder Público), que foram incansáveis na realização do evento, cientes  dos efeitos positivos, que o mesmo traria em prol do trabalhador e da nova ótica a ser dada ao assunto.

E de extrema importância, também, deixar registrado o esforço coletivo dispendido, por todos os Sindicatos, envolvidos na organização e que desde a origem, até a concepção, própriamente dita, sempre se fizeram presentes, tornando possível, a realização de mais um evento de proporção, embasado na caracteristica de lutas e coerência, que rege a relação entre, trabalhador, patrão e representantes sindicais de nossa região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + dois =