Estudos em avicultura de precisão buscam aumentar produtividade da cadeia

postado em: Notícias | 0

Atualmente, a nutrição de frangos/poedeiras em propriedades avícolas tem suas características e necessidades particulares, o que pode exigir um estudo de cada caso para maximizar os rendimentos de uma granja. Neste contexto, técnicos da MC System estão trabalhando o conceito de "Avicultura de Precisão" e buscam, através da Nanotecnologia, soluções adequadas para o avicultor e seus aviários. "Falando em termos econômicos, não podemos ter no mercado, apenas produtos fabricados em larga escala comercial, que em alguns casos, não vão bem bem em determinados locais", pontua Carlos Ferreira, diretor da empresa."Por isso, estamos aplicando processos que envolvem nanotecnologia em insumos fornecidos às aves. Um dos métodos utilizados é o Fracionamento Isotópico da Água, através da Ressonância Magnética, que permite fazer com que o Soluto = (Ração, Nutrientes, Medicamentos, etc.) entre no Solvente condutor = (Água), que é o solvente Universal. Isso faz, com que os nutrientes, por exemplo, sejam distribuidos de uma forma mais uniforme e eficiente, para as partes/órgãos à que se destinam, e que esses órgãos, possam trabalhar mais uniformemente, maximizando a conversão alimentar e o potencial genético de cada ave".

Ferreira explica que uma boa maneira de ilustrar o Fracionamento Isotópico da Água. "Temos a água do topo da montanha, com composições químicas diferentes da água do meio da montanha, e diferente da água do pé da montanha.Uma grande maioria dos produtores que nós visitamos,  mostram as análises de água, mas na grande maioria, não a levam em consideração. Se a água estiver 'lotada', com elementos químicos, poderá haver desperdício de ração. As vantagens de se saber isso, ajudam a se achar o ponto de equilíbrio. Por exemplo, criadouros no pé da montanha podem ter uma água com alta Condutividade Elétrica ou alta concentração de NPK, Ca, Mg, Fe, B, Zn, Mn, etc. Mas com essa tecnologia em desenvolvimento, isso poderá ser corrigido, caso a caso", diz o diretor da MC System.   
 
De acordo com Ferreira, este método está em fase inicial de testes em uma granja de Botucatu (SP). São esperados menor taxa de mortalidade, menor número de ovos trincados, sangradaso, sujos e aumento da produtividade. A previsão de conclusão do estudo será em 4-5 meses, tendo inciado em 01/06/2014. O proximo passo é adequar o melhor tratamento para a atual condição dessa Granja.  
 
Em tempo:
Nanotecnologia é a ciência que projeta e desenvolve produtos e processos tecnológicos a partir de partículas minúsculas, na escala de nanômetros (1 milímetro é igual a 1 milhão de nanos), como os átomos. Com o uso de técnicas e ferramentas específicas, esse profissional é capaz de organizar átomos e moléculas a fim de dar origem a um produto, processo ou novo material.

Fonte:  Redação Avicultura Industrial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + cinco =