Pepro do trigo negocia 144 mil toneladas em quatro estados

postado em: Notícias | 0

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou nesta quinta-feira (30) mais um leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) para o mercado de trigo e consolidou aumento nas vendas em relação a primeira operação. Foram arrematadas 144,5 mil toneladas negociadas, índice que equivale a 70% do total disponibilizado (206 mil toneladas).

Além do Paraná o certame envolveu outros três estados (São Paulo, Mato Grosso e o Rio Grande do Sul) e o resultado foi superior ao do primeiro leilão, quando foram arrematadas apenas 68 mil toneladas do cereal.

Foram disponibilizadas para leilão 100 mil toneladas de trigo paranaense, mas apenas 55% foram adquiridas (55,5 mil toneladas). Porcentualmente o resultado é superior ao primeiro certame, mas em termos de quantidade negociada o desempenho é inferior. Na operação do dia 07 de outubro as compras totalizaram 58,1 mil toneladas, ou 39% do total.

A intervenção visa reverter a desvalorização do cereal do pão, que está abaixo do patamar de R$30 por saca (60 quilos) polos produtores como o Paraná. O valor é menor do que o mínimo fixado pelo governo federal (R$33,45/sc).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − oito =