Colheita boa do trigo alivia pressão no preço do pão

postado em: Notícias | 0

 

A farinha de trigo é responsável por 20% do preço do pão. O cenário mais favorável em relação ao trigo, como a diminuição deimportações dos Estados Unidos e até mesmo a colheita recorde do Brasil, mostram uma tendência de baixa no preço deste cereal e pode aliviar o custo do pãozinho.



Segundo o presidente do conselho deliberativo da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo) Marcelo Vosnika, mesmo assim, não se pode afirmar que o preço do pão irá diminuir. Isso porque a confecção do produto depende de outros fatores como energia elétrica que irá aumentar no ano que vem.

— Vai ter um cenário mais confortável para a farinha de trigo. Eu acredito que não tenha pressão de alta no preço do pão. Se vai cair, vai depender de [outros] custos.

O Brasil é um dos principais importadores de trigo. Em 2013, os Estados Unidos foi um grande fornecedor do País. Mas a perspectiva de uma colheita brasileira recorde de 7,7 milhões de toneladas este ano e das boas perspectivas da safra nos países do Mercosul, como a Argentina e Uruguai, também farão com que o País importe menos dos americanos nos últimos meses deste ano e também em 2015.

 

As compras de trigo dos países do Mercosul pesam menos, pois são isentas de uma tarifa de 10%, a chamada TEC (Tarifa Externa Comum).

Além disso, Marcelo Vosnika explica que os estoques mundiais de trigo estão retornando para patamares considerados confortáveis, como 24%.

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,moinhos-do-brasil-se-preparam-para-comprar-mais-trigo-nos-eua-diz-industria,1532483

— O mundo colheu bastante trigo, Estados Unidos principalmente, e abasteceu os estoques mundiais. No Mercosul, está iniciando colheitas grandes. Uruguai, Brasil e Argentina também plantaram mais. Então, o único risco que a gente tem é de um problema climático aqui no Mercosul.  

A Previsão da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) é de que o Brasil importe 5,5 milhões de toneladas de trigo este ano, enquanto que em 2013, foram 6,6 milhões.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 5 =