Petrobras registra a maior produção mensal de petróleo no Brasil

postado em: Notícias | 0

São Paulo – A Petrobras informou nesta terça-feira que registrou em outubro sua maior produção mensal de petróleo no Brasil, superando recorde anterior atingido em dezembro de 2010.

A estatal disse que a produção de petróleo em outubro somou 2,126 milhões de barris/dia em média, alta de 0,4 % ante setembro.

À parte dos fundamentos da companhia, um bate-boca entre parlamentares da oposição e o presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), marcou a reunião da CPMI desta terça-feira (11). A oposição começou os trabalhos voltando a negar que tenha feito acordo com os governistas, na semana passada, para não convocar algumas pessoas para depor. Diante disso, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) solicitou que os requerimentos polêmicos de convocação fossem colocados em votação.

“Para desfazer-se o que foi mal colocado pelo relator [deputado Marco Maia (PT-RS)], só há uma alternativa: nós temos a obrigação de votar hoje todos os requerimentos. E eu começo fazendo o requerimento verbal para a convocação de todos os agentes políticos envolvidos: Leonardo Meireles, Vaccari, senadora Gleisi Hoffmann e ministro Paulo Bernardo”, disse Sampaio.

O presidente Vital do Rêgo anunciou então que a divisão da reunião em duas partes. A primeira para trabalhos administrativos de votação de requerimentos e a segunda para ouvir o atual diretor de contratos da Petrobras, Edmar Diniz. Na primeira parte, o relator Marco Maia explicou que não houvequórum suficiente e ela foi encerrada. Os oposicionistas pediram, então, que Vital convocasse uma reunião extraordinária após a oitiva do diretor da estatal.

No entanto, após o rápido depoimento de Edmar Diniz, o senador Wellington Dias (PT-PI) anunciou que a sessão deliberativa no plenário havia começado, o que impõe o fim de qualquer trabalho nas comissões. Isso levou o presidente Vital do Rêgo encerrar a reunião da CPMI, provocando a ira dos oposicionistas, que queriam, após a ordem do dia no plenário, a retomada dos trabalhos na CPMI para a votação dos requerimentos.

Tags: Petrobras , Produção de petróleo recorde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − quatro =