Vinho pode ajudar o sistema imunológico

postado em: Notícias | 0

Já escrevemos aqui no site sobre uma pesquisa mostrando que o vinho ajuda no combate à obesidade. Agora, um novo estudo informa que um dos componentes encontrados no vinho tinto pode neutralizar os efeitos do ganho de peso.

De acordo com estudos, o resveratrol pode ajudar a reverter os sintomas da obesidade no sistema imunológico.

A pesquisa realizada na Universidade do Texas revelou que o resveratrol pode aliviar os efeitos que uma dieta rica em gorduras causa ao sistema imunológico. O componente é encontrado em todos os vinhos tintos.

Resultados da pesquisa

O professor Christopher Jolly, responsável pela pesquisa, é associado ao Departamento de Ciências da Nutrição da Universidade do Texas. Ele explica que “em estudos pré-clínicos, o resveratrol tem se mostrado ser benéfico em retardar o processo de envelhecimento e inibir alguns dos efeitos deletérios associados à obesidade”.

O estudo foi feito em ratos e dividiu os animais em dois grupos. O primeiro recebeu uma dieta rica em gordura e doses de resveratrol enquanto que os do segundo não receberam o componente na alimentação. O resultado mostrou que os ratos do primeiro grupo ganharam menos peso.

Mais um benefício do resveratrol

Os cientistas acreditam que a substância tem um efeito protetor no timo (órgão localizado acima dos pulmões), prevenindo o seu envelhecimento precoce em decorrência de uma dieta não balanceada. O órgão é responsável pela resposta imunológica das células, e a diminuição das suas atividades é o que faz as pessoas mais velhas terem mais tendências a doenças infecciosas.

A pesquisa foi publicada no Journal of Nutritional Biochemistry e sugere que o resveratrol pode proteger contra o ganho de peso e neutralizar seu impacto no sistema imunológico. De acordo com Jolly, mesmo quando não seguimos uma dieta saudável, há coisas que podemos consumir para nos protegermos dos efeitos nocivos de uma dieta não balanceada. “O resveratrol é um deles”, diz o professor. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 4 =