Primeiro festival de wikinomia, o Reboot, ocorre neste fim de semana

postado em: Notícias | 0

Ferramentas como crowdfunding, crowdsourcing, incubadoras e startups, entre outros exemplos, já movem bilhões de dólares no mundo. Para entender melhor como esse modelo pode funcionar, criar oportunidades de negócios e saber como um indivíduo pode fazer a sua parte que foi criado o Reboot, o primeiro festival de wikinomia no país, que ocorreu neste fim de semana, no Instituto de Europeu de Design (IED), na Urca, zona sul carioca.

“A wikinomia é uma nova dinâmica econômica baseada em três pilares: a cultura do cuidado, da colaboração e da criatividade. O Reboot nasceu da percepção que o atual modelo tradicional, baseado na ganância, na competição e na escassez, não funciona mais. O que a gente propõe com o evento é que as pessoas enxerguem outros modelos de produzir, consumir, aprender e de se relacionar”, explica Luisa Rodrigues, uma das organizadoras do festival.

Durante o evento, que já tem mais de 3 mil inscritos, o público vai participar de um circuito interativo, dividido em em seis partes, cada um com uma finalidade. A ideia é que os visitantes possam entender o conceito de wikinomia, conhecer empreendedores da área e até mesmo ganhar dinheiro com ideias inovadoras.

“Em uma dessas etapas do circuito há o Mirabolátorio, em que a pessoa pode sentar em uma das mesas e mirabolar a sua própria ideia. Depois a gente vai fazer uma curadoria desses projetos e os cinco melhores vão para votação on-line. O vencedor vai ganhar R$ 10 mil, arrecadados por meio de crowdfunding, para começar a desenvolvê-lo”, conta Luisa.

No subsolo do IED, as pessoas vão poder assistir a uma agenda de atividades de aprofundamento na área como workshops, dinâmicas, vivências e bate-papos. Todos feitos por parceiros da Benfeitoria e da Carioteca, que organizam o evento. As atividades tem espaço limitado, por isso, vão participar aqueles que chegarem primeiro. Os horários e a programação estão disponíveis no mesmo site de inscrição para participar do evento, que é gratuita: www.reboot.vc

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 2 =